Psicologia Ambiental para arquitetos: uma experiência didática na UFRN
Abstract
O trabalho relata a criação e experiência didática relativa à disciplina Psicologia Ambiental, inserida em 1990 como obrigatória no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil. Dá-se ênfase para o processo de sua inserção curricular, evolução/alterações do conteúdo programático, metodologia de ensino utilizada, temática/interesse dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e potencialidade na realização de estudos conjuntos com outras disciplinas, como Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Conforto Ambiental. Destaca-se a potencialidade de integração/complementação entre conceitos, conteúdos e métodos/técnicas de investigação provenientes da Psicologia Ambiental, rebatendo-se nas atividades relativas à atuação do futuro profissional. Demonstra-se que, proporcionando a soma de experiências provenientes de diferentes áreas de conhecimento, a inserção da disciplina Psicologia Ambiental na formação de arquitetos contribui significativamente para ampliar a abrangência e a potencialidade dos estudos realizados, possibilitando a produção de propostas ecologicamente coerentes e firmemente centradas nas necessidades humanas.