dc.contributor.author | Lara, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T16:58:40Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T16:58:40Z | |
dc.date.issued | 2003-10-01 | |
dc.identifier.issn | 8572731806 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/150 | |
dc.description | Artigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo toma como ponto de partida os trabalhos submetidos ao I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, sobrepostos a uma reflexão de ordem mais geral sobre a autonomia da disciplina da Arquitetura. Ciente de que a arquitetura assistiu no final do século XX ao nascimento da sociedade da informação e a um incremento significativo do corpo de sua própria disciplina, busca-se entender como as transformações socio-econômicas decorrentes induziram a formação de um campo do conhecimento que passa a coexistir com a porção aplicada (ou prática) da arquitetura. Tal disciplina na verdade já vinha se materializando desde o início do século passado, com o advento do Movimento Moderno e seu desafio epistemológico de conciliar o subjetivismo da criação artística com um embasamento empírico-científico. Este artigo procura então entender a arquitetura a partir da sistematização do conhecimento e refletir sobre sua disciplina e/ou indisciplinaisto porque acredito que a prática da arquitetura continua necessitando conciliar uma base científica (que deveria fazer o papel de objetividade) com a possibilidade de ação criativa (que deveria ser a porção subjetiva). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Processo de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.title | Condenados a eterna (In)Disciplina? Reflexões a Respeito do Ato de Projetar como Eixo do Conhecimento Arquitetõnico | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |