Show simple item record

dc.contributor.authorLara, Fernando
dc.date.accessioned2021-08-01T16:58:40Z
dc.date.available2021-08-01T16:58:40Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/150
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo toma como ponto de partida os trabalhos submetidos ao I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, sobrepostos a uma reflexão de ordem mais geral sobre a autonomia da disciplina da Arquitetura. Ciente de que a arquitetura assistiu no final do século XX ao nascimento da sociedade da informação e a um incremento significativo do corpo de sua própria disciplina, busca-se entender como as transformações socio-econômicas decorrentes induziram a formação de um campo do conhecimento que passa a coexistir com a porção aplicada (ou prática) da arquitetura. Tal disciplina na verdade já vinha se materializando desde o início do século passado, com o advento do Movimento Moderno e seu desafio epistemológico de conciliar o subjetivismo da criação artística com um embasamento empírico-científico. Este artigo procura então entender a arquitetura a partir da sistematização do conhecimento e refletir sobre sua disciplina e/ou indisciplinaisto porque acredito que a prática da arquitetura continua necessitando conciliar uma base científica (que deveria fazer o papel de objetividade) com a possibilidade de ação criativa (que deveria ser a porção subjetiva).pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectProcesso de Projetopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleCondenados a eterna (In)Disciplina? Reflexões a Respeito do Ato de Projetar como Eixo do Conhecimento Arquitetõnicopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record