A pós-graduação e a formação do (novo) professor de projeto de arquitetura
Abstract
Nos últimos quinze anos, ocorreu no Brasil uma acentuada expansão da oferta de vagas em instituições de ensino superior (IES), tanto pela ampliação dou surgimento de novos cursos no âmbito das faculdades e universidades públicas já existentes, como, e principalmente, pela proliferação espetacular das escolas particulares. Relatando, especificamente, as peculiaridades dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo brasileiros, o texto discute a evidente necessidade de expansão e melhoria dos cursos de pós-graduação, visando a formação dos novos docentes. Mas, será que os programas de pós-graduação em arquitetura e urbanismo têm atendido a tal demanda, sobretudo na área de projeto de arquitetura, onde há pouca tradição em pesquisa? Há espaço para estudos e pesquisas em projetação? Este primeiro problema remete a um segundo: Nos dias atuais, o que significa ser pesquisador e professor de projeto arquitetônico? Em ainda, sobre que bases teóricas e metodológicas irão ser formados os novos docentes e pesquisadores nessa área?