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dc.contributor.authorMerlin, José
dc.date.accessioned2021-08-01T16:57:51Z
dc.date.available2021-08-01T16:57:51Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/149
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de questões essenciais ao ensino e prática da arquitetura, através da compreensão do ato projetivo, buscando chegar na essência de sua produção. Desvenda o partido, enquanto pré-configuração conceitual do artefato a ser construído enquanto arquitetura. Supõe que o partido é influenciado pela postura ética-política do arquiteto, pelo tanto de profundidade obtido no estudo e compreensão do tema tratado na geração do programa e pelas questões relativas ao ofício em si. Estas últimas caracterizam o verdadeiro campo de ação profissional do arquiteto quando trabalha questões funcionais, construtivas e estéticas, relacionadas entre si e com o espaço circundante, objetivando chegar à criação do lugar, pensado como cenário e registro da ação humana no tempo. O partido é ainda influenciado pela cultura, habilidade e gosto do autor, portanto, por questões imponderáveis de ordem pessoal. Finalmente é o partido que baliza o processo mão-olho-cabeça no processo de desenho, pois organiza e classifica, acata ou dispensa, seleciona ou segrega, reforça ou neutraliza as idéias contidas nos croquis e esboços, incorporando-os ou não ao projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectPartido Arquitetônicopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.titleConcepção e Ensino do Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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