Show simple item record

dc.contributor.authorMarques, Sonia
dc.contributor.authorLoureiro, Claudia
dc.date.accessioned2021-08-01T16:56:11Z
dc.date.available2021-08-01T16:56:11Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/147
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractO presente texto objetiva discutir aspectos do ensino do projeto arquitetônico e urbano, partindo da associação entre arquitetura e lingüística. A comparação entre a experiência arquitetônica e a experiência do texto é, sem dúvida, matéria controversa, a começar pelo fato de que o arquiteto produz o projeto, mas a fruição é da obra e a distância entre a intenção contida no projeto e o resultado dos gestos que executam a obra, por motivos diversos, pode variar. No entanto, no contexto do ensino e da formação do arquiteto, o que se julga é o projeto, realizado em desenho, ou maquete – virtual ou não. Assim, está-se julgando a idéia representada, o que torna mais fácil e plausível a associação com o texto. A associação entre arquitetura e lingüística não é inédita: proliferam, sobretudo entre os acadêmicos italianos, estudos de teoria de projeto baseados em conceitos extraídos da lingüística, a partir da constatação da crise do projeto como “crise do significado”. Assim, o texto pretende discutir a utilidade no ensino da arquitetura de quatro antigas técnicas de ensino da língua: a cópia, o ditado, a tradução e a composição. Do ponto de vista das técnicas de ensino, a questão que permeia a discussão seria: como se adquire o instrumento de comunicação, as palavras, de forma a ordená-las evitando a construção de frases desconexas do tipo “mim sorvete querer”? Apoiado neste raciocínio, pretende-se iniciar um processo de discussão do papel destas técnicas de ensino tradicionais face à introdução de novas tecnologias de representação.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleArquitetura x Linguística: Paradigmas do Ensino do Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record