dc.description.abstract | O presente trabalho foi fruto de uma investigação acerca da percepção espacial das pessoas cegas. Compreendendo que este é um campo ainda em aberto na discussão arquitetônica, buscou-se contribuir para inserir um novo viés de análise, tentando compreender a vivência do espaço pelos cegos, e aprender através dessa vivência, novas percepções arquitetônicas. Com ênfase na percepção e na observação, o trabalho foi construído a partir dos resultados da experiência empírica. Inicialmente, foram desenvolvidas observações de aulas na Escola de Cegos Cyro Accioly, em Mació-AL, e posteriormente, atividades de percepção pessoal. Esta etapa vivencial do trabalho resultou em "diários de bordo", nos quais foram registradas as observações pessoais de cada etapa. Numa Segunda etapa do trabalho, as questões suscitadas pelas vivências foram aprofundadas e analisadas, em sua relação com a prática arquitetônica. Passa-se então da apreensão para a aprendizagem. Como resultado, propõe-se um espaço de experimentação, que viria a trazer para os videntes, um processo de interiorização e reflexão, baseado na experiência desenvolvida ao longo do trabalho, e recorrendo a algumas questões trabalhadas ao longo do mesmo. | pt_BR |