Saindo das caixinhas: por um processo ensino-aprendizagem mais próximo da realidade
Date
2017-07-01Author
Lima, Veronica Maria
Araujo, Natalia
Nobre, Paulo Jose
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo trata da apresentação de uma experiência piloto desenvolvida no 5◦ período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio grande do Norte (CAU-UFRN), que tem como objetivo testar uma proposta inovadora, que deverá ser implantada em definitivo com a revisão e reformatação do Projeto Pedagógico do Curso, atualmente em fase final de elaboração, para então passar pela aprovação final do colegiado do curso. Desde a década de 1990, o CAU-UFRN trabalha utilizando o conceito de integração como condutor principal do processo ensino-aprendizagem. No entanto, apesar de todo esforço para implementar um curso baseado na integração entre os conteúdos de vários de seus componentes curriculares, a estrutura do curso continuava com suas “caixinhas” bem delimitadas, cada “caixinha” representando uma área específica de atuação projetual. A ideia atual vai além da proposta anterior ao propor “quebrar as caixinhas” e permitir a construção de componentes curriculares que trabalhem a elaboração de um projeto de forma integrada: envolvendo os aspectos urbanos, arquitetônicos e paisagísticos. Busca-se, dessa forma, possibilitar ao aluno ter em sala de aula, uma experiência um pouco mais próxima da realidade que eles enfrentarão ao serem inseridos no mercado de trabalho.