dc.contributor.author | Rheingantz, Paulo Afonso | |
dc.contributor.author | Rheingantz, Ana | |
dc.contributor.author | Pinheiro, Ethel | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T16:52:58Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T16:52:58Z | |
dc.date.issued | 2003-10-01 | |
dc.identifier.issn | 8572731806 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/144 | |
dc.description | Artigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo relata a pesquisa realizada com uma turma da disciplina Projeto de Arquitetura I do Curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Nossa prática é baseada na teoria da construção social do conhecimento e no método dialético, processo de transformação da realidade que (a) começa pela prática (síncrese), (b) teoriza a partir desta prática (análise), e (c) retorna à prática inicial para de modo a transformá-la (síntese). Complementados por métodos e técnicas de programação arquitetônica, os resultados parciais do trabalho sugerem novas promissoras perspectives para a prática de ensino de projeto de arquitetura que incentiva que os alunos assumam sua condição de sujeitos “sócio-histórico-culturais” do ato de conhecer. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Construção Social | pt_BR |
dc.title | A Construção Social do Conhecimento no Atelier de Projeto de Arquitetura | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |