Procedimentos diagramáticos no projetar: Duas experiências de TCC na UFMG
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Miranda, Juliana
Caetano, Débora
Lages, Luíza
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho relata duas experiências de projeto, desenvolvidas em trabalho de conclusão de curso de graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais, que exploraram estratégias diagramáticas de projeto. Na primeira parte do texto, Juliana Miranda, professora e orientadora das alunas Débora Caetano e Luíza Lages, discute a tendência do discurso e do uso do diagrama na arquitetura contemporânea, procurando por fundamentos e definições. Formula seu entendimento de diagrama baseado na concepção de diagrama de Deleuze e Guattari em sua relação com a metodologia de pesquisa cartográfica. Essa metodologia inspirou as experimentações processuais nos projetos de TCC, discutidos na segunda parte do texto. São relatados os procedimentos diagramáticos que conduziram a elaboração de uma intervenção urbana no projeto “Percursos Alternativos no Hipercentro de Belo Horizonte”, de Débora Caetano, e de um projeto de urbanização de favela e habitação social no trabalho de Luíza Lages, “Interfaces da Diversidade_Plano de Expansão do Morro do Papagaio.”