Percepção na análise do objeto construído: uma experiência didática sensorial
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Freitas, Alexandra
Carneiro, Ana
Lyra, Júlia
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente artigo visa apresentar os resultados da aplicação do método didático utilizado na disciplina Teoria e Estética da Arquitetura II, vista na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL, cujo objetivo final é a realização de uma análise multissensorial do objeto construído. Baseada nos preceitos de arquitetura perceptiva, esta análise é pautada pelo uso dos sentidos na percepção do local e na interpretação das respostas obtidas em uma entrevista com os moradores das residências, onde são apreendidas e interpretadas não apenas pelas palavras ditas, mas também as demonstrações subjetivas da linguagem corporal dos mesmos. Esse método de apreensão do lugar fomentou a produção de um registro descritivo, subjetivo e lúdico, baseado na interpretação das autoras. Todo este diagnóstico foi de fundamental importância para uma ampliação da visão do arquiteto/estudante de arquitetura como entendedor do espaço e seus protagonistas.