Os pavilhões expositivos do Instituto Inhotim (Brumadinho/MG, Brasil): projeto da Galeria Adriana Varejão
Abstract
Este artigo trata de um tema que coloca em rota de encontro, arte e arquitetura. Duas disciplinas que caminham lado a lado na história, conjugando parcerias e colaborações através de dois profissionais, o arquiteto e o artista. O enfoque de nossa análise se volta para a arquitetura da Galeria Adriana Varejão (2008), um dos pavilhões expositivos do Instituto Inhotim (Brumadinho/MG, Brasil, 2006), projeto do arquiteto Rodrigo Cerviño Lopes. Considerando que neste museu uma das principais características é a solução museográfica na qual as obras de arte são expostas em pavilhões dispersos na paisagem, propõe-se a análise do projeto do pavilhão dedicado à obra de Adriana Varejão, tendo como base o discurso do autor do projeto, e a relação da obra de arte com a edificação construída. A análise do projeto revelou a coerência entre o discurso do arquiteto e o produto final realizado, clareza entre a concepção inicial proposta e a edificação construída e que o efetivo diálogo entre arquiteto e artista, contribuiu e consolidou as estratégias elaboradas durante a fase inicial do trabalho.