Show simple item record

dc.contributor.authorAzevedo, Giselle
dc.contributor.authorFaria, José Ricardo
dc.contributor.authorPereira, Felipe
dc.date.accessioned2021-08-08T01:42:39Z
dc.date.available2021-08-08T01:42:39Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1091
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é o desdobramento de uma pesquisa integrada que entrelaça a abordagem conceitual e a prática metodológica de três grupos de pesquisa vinculados ao PROARQ-FAU/UFRJ – Grupo Ambiente-Educação (GAE), Qualidade do Lugar e da Paisagem (ProLUGAR) e Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro (SEL-RJ). Analisa a qualidade do lugar e da paisagem de ambientes escolares de ensino integral do município do Rio de Janeiro, a partir de um conjunto de procedimentos e instrumentos de avaliação pós-ocupação e análise morfológica. Ao reconhecer a urgência em reinventar nossas escolas face à crescente movimentação em torno da educação integral, pretendemos com essa discussão potencializar a dimensão espacial na atividade educativa, não como um aspecto tangencial ao processo ensino-aprendizagem ou como cenários superficiais, mas sendo parte integrante do processo, incluindo a materialidade do edifício escolar e todas as possibilidades de um conjunto de lugares urbanos da cidade do Rio de Janeiro. Assim, ampliamos o entendimento deste “lugar-escola” ao considerar o sistema de espaços livres e outros equipamentos públicos da cidade como territórios educativos e parte inseparável dos “lugares pedagógicos”. Para essa análise foram selecionadas como estudos de caso, escolas do Segundo Segmento do Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro, que funcionam como escola de educação integral – neste caso, os Ginásios Cariocas.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectTerritório Educativopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectAmbiente Escolarpt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.titleDo espaço escolar ao território educativo: o lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record