dc.contributor.author | Hirao, Hélio | |
dc.contributor.author | Ramos, Alfredo | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T01:29:45Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T01:29:45Z | |
dc.date.issued | 2015-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-63014-14-6 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1069 | |
dc.description | Artigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute procedimentos metodológicos de ensino projetual visando preparar o futuro arquiteto para conceber espaços inovadores de acordo com as necessidades contemporâneas. Faz análises e reflexões sobre os trabalhos apresentados na disciplina de Projeto de Arquitetura II, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Campus de Presidente Prudente no ano de 2014/1015. Apoiado na discussão do desígnio modernista paulista e na própria vivência de sua apropriação socioespacial dos espaços domésticos, os alunos conceberam uma residência para uma família contemporânea. Observou-se uma forte resistência à aceitação de uma ideia original para se criar um novo desígnio para arquitetura residencial e consequentemente a quebra e ou aumento de seu repertório. Estes resultados demonstram as discrepâncias entre o resultado final do desenvolvimento do exercício projetual e o objetivo inicial constatando a permanência do conservadorismo nas suas ações de apropriação e na proposição de transformações socioespaciais. Desta forma, esta experiência metodológica provoca a discussão do ensino de projeto e a busca por transformações no desígnio contemporâneo da morada unifamiliar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Residencial | pt_BR |
dc.subject | Projeto Arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | Desígnio | pt_BR |
dc.title | Arquitetura residencial: A quebra do repertório para o desígnio contemporâneo. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |