Show simple item record

dc.contributor.authorBerriel, Andrea
dc.date.accessioned2021-08-08T00:51:30Z
dc.date.available2021-08-08T00:51:30Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1040
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractO ateliê de projeto é um espaço de constante reflexão e movimentação ao redor de temas recorrentes. A escolha de um referencial teórico estimulante para os estudantes e para a equipe docente pode significar um salto qualitativo no processo de projeto, bem como no produto final. Neste contexto, a investigação sobre tectônica e estereotômica como forças opostas e complementares dentro de um instrumental prático tem desencadeado uma experiência profunda para estudantes de arquitetura do segundo ao quinto ano, mostrando-­‐se argumento válido para determinadas escolhas durante os exercícios. Tectônica é um termo emprestado da geologia e faz referência às placas tectônicas que se movimentam num eterno exercício de acomodação e, em arquitetura, faz referência principalmente a estruturas espaciais leves e articuladas. Estereotômica, por sua vez, deriva de estereotomia, que significa corte em pedra, faz menção à arte ou ofício de esculpir ou escavar pedras e, em arquitetura, remonta à ideia de fatiar ou cavar algo maciço. Durante as experiências no ateliê de projeto, constatou-­‐se que a análise da relação entre tectônica e estereotômica em obras como a Casa Blas, de Alberto Campo Baeza, a Casa de Chá Boa Nova e as Piscinas em Leça de Palmeira, ambas as obras de Álvaro Siza, conjuntamente com a reflexão sobre pertinência e caráter, contribuem substancialmente para o desenvolvimento de estruturas mentais capazes de enfrentar, com mais segurança e adequação, questões materiais do projeto como a escolha dos sistemas construtivos mais satisfatórios para cada caso, bem como as interfaces entre eles.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectTectônicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.titleTectônica e estereotômica: ensino de projeto através da apropriação de forças opostaspt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record