Browsing by Author "Panet, Amélia"
Now showing items 1-8 of 8
-
A Analogia como Facilitadora do Processo de Concepção para Alunos Iniciantes de Projeto Arquitetônico
Panet, Amélia; Andrade, Patrícia (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O estudante de arquitetura, na fase inicial de sua formação, ainda não é capaz de entender plenamente a complexidade do processo de projeto, pois, além de sua limitação de repertório, de habilidades e de conhecimentos ... -
O Ensinar e o Aprender a Fazer - Abordagem Metodológica do Ensino de Projeto
Panet, Amélia (NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse trabalho localiza-se no inventário das pesquisas que procuram contribuir para a qualidade do ensino de projeto de arquitetura no contexto da formação do arquiteto brasileiro, numa condição de aceitação da sua ... -
Formação Continuada de Professores (as): o Caso do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê
Alonso, Patrícia; Carvalho, Clévia; Panet, Amélia; Queiroz, Sandra (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo relata uma experiência no campo da formação continuada de professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, que assumiu o formato de Seminários de Práticas ... -
La Belle et la Bête: beauté et qualité architecturale face à la globalisation du marché de l’information - les défis de l’enseignement
Veloso, Maisa; Panet, Amélia (EURAU 2010, 2010-06-01)Résumé: Cet article se propose à discuter la relation entre beauté et qualité architecturale dans un contexte contemporain caractérisé par des nécessités d’innovation, information et démocratisation constantes, et où non ... -
OUTROS RISCOS: a busca por outros sentidos e relações cognitivas no ensino do projeto de arquitetura no contexto brasileiro.
Panet, Amélia (2008-03-01)Essa proposta de tese tem como objeto de pesquisa o ensino do projeto de arquitetura no Brasil, nas três últimas décadas. Localiza-se no inventário das pesquisas que procuram contribuir para a qualidade desse ensino no ... -
Qualidade do Projeto e Excelência Arquitetônica
Panet, Amélia; Veloso, Maísa (EESC-USP/ANTAC, 2009-11-01)Entendendo que a qualidade do ambiente construído em muito depende da qualidade dos projetos que lhe dão forma e significado, este artigo discute algumas questões inerentes à qualidade do projeto no contexto contemporâneo, ... -
O sentido dos ‘sentidos’ na concepção criativa do projeto: como materializá-los em linguagem espacial
Panet, Amélia; Rocha, Isabel (PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A percepção da arquitetura não ocorre apenas com os olhos e sim, é uma experiência multissensorial. Na atualidade a exarcebação de imagens midiáticas faz com que a arquitetura, cada vez mais, seja concebida e percebida ... -
A Temática Semestral e o Fórum de Debates no Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Panet, Amélia; Peixoto, Elaine (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho pretende analisar a adoção da temática semestral e a realização do fórum de debates, atividade inicial no desenvolvimento da temática eleita, como procedimento metodológico capaz de proporcionar a ligação ...