Browsing by Author "Lassance, Guilherme"
Now showing items 1-6 of 6
-
O Atelier Integrado: Potencialidades e Limitações para a Transformação do Ensino de Arquitetura
Mano, Rafael; Lassance, Guilherme (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A necessidade de integração dos diversos conteúdos essenciais à formação do arquiteto tem comparecido ao ambiente acadêmico e em debates científicos, com grande freqüência, constando inclusive das diretrizes do Ministério ... -
Ensinando a Problematizar o Projeto ou como Lidar com a "CAIXA PRETA" da Concepção Arquitetônica
Lassance, Guilherme (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A experiência de ensino que apresentamos aqui fundamenta-se em um série de trabalhos de pesquisa voltados para a análise do processo de concepção em arquitetura distanciando-se assim de uma longa tradição que consiste em ... -
O Enunciado como Regra e Demanda Hermenêutica Uma Experiência Pedagógica Baseada no 9sg
Berredo, Hilton; Lassance, Guilherme (NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo descreve e analisa uma experiência pedagógica no campo formal com turmas de primeiro projeto da PUC-Rio, em 2009, na qual, à guisa de introdução ao projeto residencial elaborou-se e aplicou-se uma variação do ... -
A Pertinência do Impertinente: Um Olhar Inusitado Sobre a Concepção Arquitetônica
Filho, Arthur; Lassance, Guilherme (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)À luz do conceito das estruturas graduadas, esta investigação interroga a validade da noção de pertinência como um princípio operativo, ou um instrumento no intuito de acessar a natureza da concepção arquitetônica e ... -
Prática Profissional em Ambiente Acadêmico: Associando Pesquisa, Ensino e Extensão
Lassance, Guilherme; Figueira-lassance, Patricia; Vazquez, Elaine; Farah, Ivete; Rodrigues, Paulo (NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta uma experiência integrada de ensino que envolve professores e estudantes oriundos de diversos cursos universitários, dentre eles os de arquitetura e de engenharia civil, hoje separados em seus respectivos ... -
O Projeto como Argumento: Consequências para o Ensino e para a Pesquisa em Arquitetura
Lassance, Guilherme (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo sugere que a assimilação do processo de concepção ao processo de argumentação permitiria considerar o projeto como argumento na defesa das especificidades tanto da pesquisa quanto da disciplina arquitetura. ...