dc.description.abstract | Este artigo decreve os projetos desenvolvidos no atelier de Projeto Arquitetônico VII, do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil. O objetivo pedagógico deste trabalho foi estimular os estudantes a atingirem tanto elevados resultados em nível tecnológico, como expressivas solucões arquitetônicas. O tema de projeto foi uma unidade residencial com áreas de 60 a 70m2. O programa é semelhante ao adotado pelo Concurso Solar Decathlon, que ocorre nos EUA, Europa, China e America Latina. A metodologia do trabalho consiste em três etapas: conceito formal, avaliação de desempenho e refinamento arquitetônico e tecnológico. O conceito formal é um exercício com a finalidade de estimular a emergência formal; a etapa seguinte constitui a prova de conceito da autonomia energética da casa, na qual os estudantes são solicitados a demonstrar o consumo de energia elétrica do projeto e sua capacidade de produzir ao menos a quantia equivalente de energia. Os testes de desempenho envolvem avaliações relativas a luz natural e balanço térmico; balanço energético diário e anual e a contribuição de energias renováveis e de fontes como células fotovoltaicas e coleta de águas da chuva. Na sua etapa final, o trabalho tem como característica o refinamento do conceito arquitetônico com foco na integração dos três sistemas do edifício, estrutural, construtivo e instalações. Como avaliação do trabalho do semestre, observou-‐se que a metodologia adotada produziu resultados coerentes com a proposta pedagógica nos projetos apresentados, no entanto a etapa final deve exigir um prazo maior no cronograma da disciplina. | pt_BR |