Show simple item record

dc.contributor.authorCorrêa, Sílvia
dc.date.accessioned2021-08-08T00:25:14Z
dc.date.available2021-08-08T00:25:14Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/996
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo decreve os projetos desenvolvidos no atelier de Projeto Arquitetônico VII, do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil. O objetivo pedagógico deste trabalho foi estimular os estudantes a atingirem tanto elevados resultados em nível tecnológico, como expressivas solucões arquitetônicas. O tema de projeto foi uma unidade residencial com áreas de 60 a 70m2. O programa é semelhante ao adotado pelo Concurso Solar Decathlon, que ocorre nos EUA, Europa, China e America Latina. A metodologia do trabalho consiste em três etapas: conceito formal, avaliação de desempenho e refinamento arquitetônico e tecnológico. O conceito formal é um exercício com a finalidade de estimular a emergência formal; a etapa seguinte constitui a prova de conceito da autonomia energética da casa, na qual os estudantes são solicitados a demonstrar o consumo de energia elétrica do projeto e sua capacidade de produzir ao menos a quantia equivalente de energia. Os testes de desempenho envolvem avaliações relativas a luz natural e balanço térmico; balanço energético diário e anual e a contribuição de energias renováveis e de fontes como células fotovoltaicas e coleta de águas da chuva. Na sua etapa final, o trabalho tem como característica o refinamento do conceito arquitetônico com foco na integração dos três sistemas do edifício, estrutural, construtivo e instalações. Como avaliação do trabalho do semestre, observou-­‐se que a metodologia adotada produziu resultados coerentes com a proposta pedagógica nos projetos apresentados, no entanto a etapa final deve exigir um prazo maior no cronograma da disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectMetodologia de Projetopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleLinguagem arquitetônica e sustentabilidade: é possível encontrar o ponto de equilíbrio?pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record