dc.description.abstract | Esse artigo discute a necessidade de se adotar uma abordagem transdisciplinar para lidar com a concepção de ambientes de apropriação cotidiana, coletiva e referencial, tais como os equipamentos de educação, cultura e assistência infantil. Traz como aplicação prática a proposta para a disciplina Projeto de Arquitetura 3, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ que, em 2015, passou a trabalhar com o tema dos Territórios Educativos, extrapolando para a cidade os serviços, as atividades e as práticas sociais desenvolvidas pelo conjunto de uma Escola de Ensino Fundamental. A proposta se alinha com pesquisas recentes sobre o entendimento e o significado do Território Educativo como lugar social qualificado estabelecendo conexões intra e extramuros com a cidade e seus moradores. A proposta curricular dessa disciplina foi construída de forma a estar integrada às atividades da pesquisa DO ESPAÇO ESCOLAR AO TERRITÓRIO EDUCATIVO: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiro, envolvendo nesse desafio professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação no âmbito do Programa de Pós-graduação em Arquitetura-PROARQ/UFRJ. Dessa forma, pretende-se contribuir para o ensino de ateliê assim como aprofundar o conceito de projeto de ambiente escolar, reforçando a relação entre o ambiente escolar e a cidade. | pt_BR |