dc.contributor.author | Farias Filho, José | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T00:01:02Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T00:01:02Z | |
dc.date.issued | 2015-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-63014-14-6 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/954 | |
dc.description | Artigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | A evolução do urbanismo tem fortes laços com a história do planejamento econômico e com a história política. Não é possível esquecer que a escolha dos métodos de análise de um território urbano não é neutra nem a intervenção projetual se limita tão somente à lógica da resolução técnica dos problemas, mesmo quando esses problemas são tipicamente técnicos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma tomada de posição em relação a essa questão e que se traduz em uma experiência didático-pedagógica alicerçada em uma problemática fundamental: a abordagem ecológica do urbanismo e do projeto urbano. O texto estrutura-se em três partes: primeiramente descrevemos a metodologia de ensino PBL (Problem Based Learning) adotada com adaptações para uma disciplina de Projeto Urbanístico de um Curso de Arquitetura e Urbanismo; em seguida, delimitamos campo teórico do urbanismo sustentável; por fim, discorremos sobre alguns argumentos conceituais e operacionais para uma epistemologia do projeto urbano ecológico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Urbanismo Ecológico | pt_BR |
dc.subject | Projeto Urbano Ecológico | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.title | Argumentos para uma pedagogia do projeto urbano ecológico | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |