Show simple item record

dc.contributor.authorFarias Filho, José
dc.date.accessioned2021-08-08T00:01:02Z
dc.date.available2021-08-08T00:01:02Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/954
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractA evolução do urbanismo tem fortes laços com a história do planejamento econômico e com a história política. Não é possível esquecer que a escolha dos métodos de análise de um território urbano não é neutra nem a intervenção projetual se limita tão somente à lógica da resolução técnica dos problemas, mesmo quando esses problemas são tipicamente técnicos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma tomada de posição em relação a essa questão e que se traduz em uma experiência didático-pedagógica alicerçada em uma problemática fundamental: a abordagem ecológica do urbanismo e do projeto urbano. O texto estrutura-se em três partes: primeiramente descrevemos a metodologia de ensino PBL (Problem Based Learning) adotada com adaptações para uma disciplina de Projeto Urbanístico de um Curso de Arquitetura e Urbanismo; em seguida, delimitamos campo teórico do urbanismo sustentável; por fim, discorremos sobre alguns argumentos conceituais e operacionais para uma epistemologia do projeto urbano ecológico.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectUrbanismo Ecológicopt_BR
dc.subjectProjeto Urbano Ecológicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.titleArgumentos para uma pedagogia do projeto urbano ecológicopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record