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dc.contributor.authorMedeiros, Ana Elisabete
dc.contributor.authorLira, Flaviana
dc.contributor.authorFerreira, Oscar
dc.date.accessioned2021-08-08T00:00:31Z
dc.date.available2021-08-08T00:00:31Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/953
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEm 21 de abril de 1968, foi inaugurada com festa e recebeu o primeiro trem Bandeirante para a capital vindo da cidade de Campinas, a estação ferroviária Bernardo Sayão, localizada na Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante, região administrativa de Brasília – DF. De arquitetura simples em estrutura aparente de concreto armado, vedações em tijolos também aparentes e tipologia comum aos equipamentos ferroviários, ou seja, edifício com funções principais no centro da plataforma elevada para embarque e desembarque, a estação encontra-­‐se hoje abandonada e em estado de degradação. No entanto, poucos anos após a sua desativação, em 1991, funcionários da extinta RFFSA ocuparam o edifício e nele 04 (quatro) famílias estabeleceram suas moradias. Em 2014, os governos Federal, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-­‐Oeste – SUDECO, do Distrito Federal e de Goiás iniciaram estudos técnicos para a reativação do transporte ferroviário de passageiros no trecho Luziânia – GO e Guará – DF. Com danos estruturais e ocupação residencial incompatível com seu uso original, o edifício demanda intervenções emergenciais. Frente a essa problemática, quais os princípios a se adotar na preservação da Estação Bernardo Sayão? Em que medida os princípios expostos na teoria da conservação são balizadores da intervenção no patrimônio moderno e industrial? Este artigo pretende contribuir para a discussão e o desenvolvimento do arcabouço teórico para a preservação desse bem, por meio da avaliação não apenas da condição física do patrimônio, mas também de sua espacialidade e de sua intenção projetual.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectPatrimônio Industrial Modernopt_BR
dc.subjectEstação Bernardo Sayãopt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.titleA preservação do patrimônio ferroviário moderno: a Estação Bernardo Sayão, Núcleo Bandeirante-­‐DFpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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