Show simple item record

dc.contributor.authorMonteiro, Ana Maria
dc.contributor.authorPina, Silvia
dc.contributor.authorVidotto, Taiana
dc.date.accessioned2021-08-07T23:56:31Z
dc.date.available2021-08-07T23:56:31Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/946
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractA Carta para Educação dos Arquitetos produzida pela UNESCO/UIA em 1996 e revisada em 2011 busca estabelecer uma rede global de educação, incentivando a diversificação de métodos de formação e aprendizagem para arquitetos urbanistas com pretensões a maior riqueza cultural e flexibilidade no desenvolvimento dos conteúdos programáticos. Assim, este artigo apresenta, através do método descritivo, os processos e resultados obtidos em uma experiência no ensino de projeto de arquitetura de duas disciplinas do terceiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo. A iniciativa buscou diversificar as estratégias de ensinagem, trazendo para as práticas internas e externas à sala de aula a participação efetiva de uma equipe de alunos de pós-graduação e de graduação que já haviam cursado as disciplinas anteriormente. Dentre as atividades introduzidas, foram promovidas oficinas de representação gráfica, atendimentos coletivos e atividade extraclasse. Ao final do semestre, foi aplicado um questionário aos alunos das disciplinas de modo a aferir o impacto dessa experiência, cujos apontamentos sinalizaram diversos pontos positivos das práticas adotadas. Um desses aspectos foi o estímulo que a estratégia suscitou nos alunos na busca por novos saberes e maior autonomia na construção de ideias próprias, em detrimento de cumprir simplesmente a indicação apresentada em aula. Além disso, essa experiência proporcionou aos monitores da graduação e da pós-graduação o contato e introdução à prática complexa do ensino de projeto de arquitetura.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectMétodo de Ensinopt_BR
dc.subjectProcesso de Aprendizagempt_BR
dc.titleA diversificação dos métodos de ensinagem: uma experiência no ensino de projeto de arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record