dc.description.abstract | A Carta para Educação dos Arquitetos produzida pela UNESCO/UIA em 1996 e revisada em 2011 busca estabelecer uma rede global de educação, incentivando a diversificação de métodos de formação e aprendizagem para arquitetos urbanistas com pretensões a maior riqueza cultural e flexibilidade no desenvolvimento dos conteúdos programáticos. Assim, este artigo apresenta, através do método descritivo, os processos e resultados obtidos em uma experiência no ensino de projeto de arquitetura de duas disciplinas do terceiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo. A iniciativa buscou diversificar as estratégias de ensinagem, trazendo para as práticas internas e externas à sala de aula a participação efetiva de uma equipe de alunos de pós-graduação e de graduação que já haviam cursado as disciplinas anteriormente. Dentre as atividades introduzidas, foram promovidas oficinas de representação gráfica, atendimentos coletivos e atividade extraclasse. Ao final do semestre, foi aplicado um questionário aos alunos das disciplinas de modo a aferir o impacto dessa experiência, cujos apontamentos sinalizaram diversos pontos positivos das práticas adotadas. Um desses aspectos foi o estímulo que a estratégia suscitou nos alunos na busca por novos saberes e maior autonomia na construção de ideias próprias, em detrimento de cumprir simplesmente a indicação apresentada em aula. Além disso, essa experiência proporcionou aos monitores da graduação e da pós-graduação o contato e introdução à prática complexa do ensino de projeto de arquitetura. | pt_BR |