Show simple item record

dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-07T23:42:23Z
dc.date.available2021-08-07T23:42:23Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/929
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEntendendo a elaboração de um projeto de arquitetura em âmbito acadêmico como um diálogo entre o estudante e suas próprias ideias – processo no qual o professor exerce o papel de mediador –, este artigo reflete sobre o modo como os docentes de projeto arquitetônico percebem a criatividade dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de entrevistas, teve como pontos de partida trabalhos anteriores da autora, os quais indicam o potencial do professor na estimulação da criatividade dos estudantes. O estudo mostrou que os professores associam aos alunos criativos características positivas e negativas, mantendo sentimentos ambivalentes em relação a eles. Além disso, embora pedagogicamente seja relevante que o docente se abra ao novo, na prática educativa isso não é simples, pois a estrutura curricular e as exigências sobre a docência tendem a limitar as atividades em sala de aula, gerando mecanismos que dificultam a atividade criativa.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectPercepção Docentept_BR
dc.titleEliminar ou ampliar barreiras? Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discentept_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record