Show simple item record

dc.contributor.authorPoppe, Marcia
dc.contributor.authorTângari, Vera
dc.date.accessioned2021-08-01T15:10:20Z
dc.date.available2021-08-01T15:10:20Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/91
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de Projeto de Arquitetura 5 na FAU-UFRJ, baseada na metodologia de construção dialética do conhecimento, que, ao originar-se da prática social, busca transformá-la como forma de aprendizado. Cumprem-se para tal as etapas de cínclise, análise e síntese do conhecimento, ao longo de cinco exercícios. O objetivo principal é demonstrar, através do método de ensino selecionado, a importância das etapas de análise e diagnóstico do ambiente construído, e da participação do usuário no processo projetual. Dentro dos objetivos específicos, destacamos: (1) o diagnóstico de uma área urbana, incluindo evolução histórica, legislação, morfologia, paisagem, condições ambientais, imagem urbana e comportamento dos usuários, (2) o estímulo à crítica arquitetônica, (3) a caracterização de relações formais e funcionais entre os objetos construídos e a construir, e das relações entre os domínios público e privado, (4) a conceituação e análise dos espaços livres entre as edificações existentes e a construir, e (5) a construção de programas de arquitetura e urbanismo relacionados ao tema proposto. O tema proposto para 2002 foi um projeto de intervenção urbano-arquitetônica em área de interesse histórico e cultural do Grande Méier, no Rio de Janeiro, visando responder às necessidades da comunidade e estabelecer relações entre os contextos urbano, histórico, cultural e social. Verificamos, como um dos resultados obtidos ao longo do semestre, o aumento da capacidade crítica dos educandos, em relação a métodos de projetos e pesquisa em arquitetura e desenho urbano, através da forma com que colocavam em prática os conhecimentos adquiridos e transformados.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Arquiteturapt_BR
dc.subjectMetodologia de Projetopt_BR
dc.subjectProcesso Dialéticopt_BR
dc.titleA Construção Dialética do Conhecimento como Método de Ensino de Projeto de Arquitetura na FAU-UFRJpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record