dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de Projeto de Arquitetura 5 na FAU-UFRJ, baseada na metodologia de construção dialética do conhecimento, que, ao originar-se da prática social, busca transformá-la como forma de aprendizado. Cumprem-se para tal as etapas de cínclise, análise e síntese do conhecimento, ao longo de cinco exercícios. O objetivo principal é demonstrar, através do método de ensino selecionado, a importância das etapas de análise e diagnóstico do ambiente construído, e da participação do usuário no processo projetual. Dentro dos objetivos específicos, destacamos: (1) o diagnóstico de uma área urbana, incluindo evolução histórica, legislação, morfologia, paisagem, condições ambientais, imagem urbana e comportamento dos usuários, (2) o estímulo à crítica arquitetônica, (3) a caracterização de relações formais e funcionais entre os objetos construídos e a construir, e das relações entre os domínios público e privado, (4) a conceituação e análise dos espaços livres entre as edificações existentes e a construir, e (5) a construção de programas de arquitetura e urbanismo relacionados ao tema proposto. O tema proposto para 2002 foi um projeto de intervenção urbano-arquitetônica em área de interesse histórico e cultural do Grande Méier, no Rio de Janeiro, visando responder às necessidades da comunidade e estabelecer relações entre os contextos urbano, histórico, cultural e social. Verificamos, como um dos resultados obtidos ao longo do semestre, o aumento da capacidade crítica dos educandos, em relação a métodos de projetos e pesquisa em arquitetura e desenho urbano, através da forma com que colocavam em prática os conhecimentos adquiridos e transformados. | pt_BR |