Reflexões para o Ensino de Projeto em Preexistências Arquitetônicas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc em Laguna/SC
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Date
2013-11-01Author
Benício, Danielle
Heidtmann Junior, Douglas
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Laguna localiza-se no litoral sul catarinense e constitui a terceira cidade mais antiga do Santa Catarina. O seu sítio urbano, coincidente com a sua área central,é protegido oficialmente por tombamento federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1985. Também desde 1985, essa cidade conta com um Escritório Técnico do IPHAN (ET-IPHAN), vinculado a 11ª Superintendência Regional (SR), sediada em Florianópolis. Em 2006, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) cria o Campus VI - Sul Catarinense -, e, concomitantemente, o Centro de Educação Superior da Região Sul (CERES), oferecendo a partir do segundo semestre de 2008, o Curso de Arquitetura e Urbanismo. Atravésdo presente artigo,objetiva-se refletir sobre o ensino de projeto em preexistências lagunenses, fortemente historicizadas e protegidas por tombamento, a partir da experiêncianas três disciplinas relativas ao tema da Preservação do Patrimônio Cultural: Patrimônio Histórico e Arquitetônico; Técnicas Retrospectivas: Teoria e Projetos; e Projeto Restauração do Patrimônio Arquitetônico do referido Curso de Arquitetura e Urbanismo. Nesse sentido, o artigo apresenta a organização e articulação sequencial dos conteúdos e exercícios objeto de verificações de aprendizagem, bem como a abordagem metodológica de processo projetual em preexistências de interesse histórico-cultural. O artigo expõe as principais dificuldades enfrentadas e os resultados obtidos, evidenciando, inclusive, as transformações desencadeadas no Curso. Essa experiência está em desenvolvimento desde 2011. Logo, este artigo ainda não expõe conclusões definitivas, mas considerações preliminares acerca das ações curriculares empreendidas até o presente momento.