O Desenho da Habitação Multifamiliar Bioclimática: a Integração Curricular como Principio na Concepção Projetual.
View/ Open
Date
2013-11-01Author
Rodrigues, Clara
Tinoco, Marcelo
Pedrini, Aldomar
Metadata
Show full item recordAbstract
As disciplinas Projeto de Arquitetura 03 e Conforto Ambiental 01, durante o quinto período do CAU/UFRN, trabalham o tema Projeto da Habitação Social inserido em fr ações urbanas da cidade. Durante o semestre 2013.1, a presença de um professor do estágio docência com foco em conforto ao longo das aulas do atelier, visou ampliar a integração dos conteúdos, por meio do acompanhamento dos estudantes no processo projetual, iscutindo a incorporação de estratégias bioclimáticas desde as primeiras fases de concepção d o edifício até o detalhamento. O projeto foi desenvolvido em três unidades, sendo a primeira focada no estudo de massa do conjunto habitacional, a segunda no desenvolvimento da tipologia e seus componentes construtivos e a terceira no detalhamento dos elementos d e sombreamento, sempre incorporando o conteúdo visto na disciplina de Conforto Ambienta l 01 no atelier. O acompanhamento do professor estagiário levou os alunos a refletirem, em todas as unidades, sobre a interação das variáveis de projeto, incluindo os condicionantes ambientais. Permitiu-se, assim, a compreensão do projeto como um todo, sem a usual segregação entre as áreas de conhecimento, conferindo ao conjunto habitacional de interesse soc ial apartamentos confortáveis e eficientes, premissa necessária a esse tipo de construção, já que a população de baixo poder aquisitivo tem dificuldades de administrar os custos gera dos na aquisição, manutenção e funcionamento de equipamentos de controle ambiental artificiaiis.