O Repensar na Participação do Arquiteto em Equipes Multidisciplinares na Produção do Mercado Imobiliário Residencial da Cidade de São Paulo no Século Xxi
Abstract
Este artigo desenvolve uma reflexão referente à prática profissional do arquiteto na produção do mercado imobiliário contemporâneo da cidade de São Paulo em função dos métodos de ensino empregados na sua formação projetual e a forte influência do marketing na produção do espaço habitacional. A justificativa da pesquisa se baseia na medida em que o mercado imobiliário paulistano através das diferentes formas de atuações de seus agentes se tornou no século XXI, uma referência nacional. As principais incorporadoras atuantes deste mercado são responsáveis em média por 35% dos produtos lançados anualmente, e é através delas que será possível levantar: i) se neste recorte temporal ocorreram mudanças nas relações dos agentes do mercado imobiliário no processo de produção do projeto; ii) como é o papel do arquiteto perante o projeto e quais as suas novas competências exigidas por esse mercado, e iii) como o marketing influência da arquitetura. Também aponta para a necessidade de construir novas abordagens críticas da formação acadêmica dos arquitetos.