A Analogia como Facilitadora do Processo de Concepção para Alunos Iniciantes de Projeto Arquitetônico
dc.contributor.author | Panet, Amélia | |
dc.contributor.author | Andrade, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2021-08-05T00:30:05Z | |
dc.date.available | 2021-08-05T00:30:05Z | |
dc.date.issued | 2013-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 2237-5007 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/822 | |
dc.description | Artigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudante de arquitetura, na fase inicial de sua formação, ainda não é capaz de entender plenamente a complexidade do processo de projeto, pois, além de sua limitação de repertório, de habilidades e de conhecimentos necessários à competência de projetar e de ler projeto, ele ainda não vivenciou essa experiência. Diante do impasse que se impõe ao aluno iniciante de projeto - buscar saber e fazer algo que desconhece - este trabalho procura dar sua contribuição, ao propor a utilização do raciocínio analógico como ferramenta capaz de estimular e auxiliar o processo de concepção arquitetural, especificamente na fase introdutória da aprendizagem. Para tanto, analisamse as funções cognitivas da analogia e apresenta-se um estudo de caso referente a uma experiência desenvolvida em sala de aula, com alunos do primeiro período de um curso de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/FAU-UFBA | pt_BR |
dc.subject | Processo de Concepção | pt_BR |
dc.subject | Analogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Alunos Iniciantes | pt_BR |
dc.title | A Analogia como Facilitadora do Processo de Concepção para Alunos Iniciantes de Projeto Arquitetônico | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |