Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Hélio
dc.date.accessioned2021-08-04T23:06:25Z
dc.date.available2021-08-04T23:06:25Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/788
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractA reconversão histórica do ofício de arquiteto, que remonta às raízes milenares da arte da arquitetura, conduziu a um progressivo afastamento do projeto em relação ao canteiro. Esta constatação é praticamente um consenso, e muito já se disse sobre o “divórcio” ou a “clivagem” entre arte e técnica, ou entre canteiro e desenho, ou, ainda, entre engenharia e arquitetura... Mas pouco se discutiu sobre as conseqüências deletérias desse fenômeno para a qualidade da arquitetura que se produz hoje, e sobre a (in)capacidade dos arquitetos de responder, com sua arte, aos desafios postos pela atualidade – redução de impacto ambiental, eficiência energética, preço justo e previsível, etc. Desafios cujo enfrentamento pede uma reformulação dos conteúdos técnicos e sociais desse ofício, o que, por sua vez, clama por uma renovação das estruturas teóricas e práticas de formação profissional. Por que fazer e como fazer esta renovação, é a pedra de toque do presente artigo.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectTectônicapt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.titleTectônica e Ensino de Projeto - Sugestões para uma Renovação (necessária) da Formação do Arquitetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record