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dc.contributor.authorRecena, Maria
dc.contributor.authorOliveira, Rogério
dc.date.accessioned2021-08-04T23:02:32Z
dc.date.available2021-08-04T23:02:32Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/781
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute, por meio de exemplos, uma camada da composição arquitetônica que não é suficientemente explorada pelos meios tradicionais de notação. Mais do que a tentativa de representação do movimento, o interesse desta análise recai sobre a possibilidade de identificar o movimento como uma variável impulsionadora de um conjunto de operações capazes de adquirir visibilidade na própria ação projetual, conduzindo ao estudo das notações como catalisadores dessas mesmas ações. A referência aos sistemas de movimentos como objeto de uma possível coreografia do espaço arquitetônico, balizada por "objetos coreográficos" (FORSYTHE, 2011) que se identificam com elementos de arquitetura e composição, adensa os operadores do projeto. O tema proposto parte de uma investigação sobre as práticas que sustentam a concepção de objetos arquitetônicos, interligando nesta categoria de experimentações compositivas que ressaltam o próprio estatuto do projeto de arquitetura como arte da invenção.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.titleRitmos do Projeto - Coreografias, Composições, Arquiteturaspt_BR
dc.typeArticlept_BR


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