Show simple item record

dc.contributor.authorTeixeira, Kátia
dc.date.accessioned2021-08-04T22:56:28Z
dc.date.available2021-08-04T22:56:28Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/771
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractA reflexão sobre o ensino de projeto de arquitetura e urbanismo pode ser feita, naturalmente, sob diferentes aspectos. As características atuais, em particular do ensino de projeto de arquitetura, na maior parte das escolas, no Brasil, mantêm-se precariamente organizadas, permanecendo na expectativa da síntese a ser realizada preponderantemente pelo aluno. Defende-se que o ensino deve investir na construção de uma estrutura pedagógica que admita, também para si, a responsabilidade de conceber, implantar e garantir a operacionalização efetiva de uma malha de vínculos entre os conteúdos que cada curso julgar fundamentais, centralizada nas disciplinas de projeto, o lugar pedagógico onde essas relações devem ser prioritariamente desenvolvidas, considerando ser este um processo de aperfeiçoamento que não implica a exclusão de outros. Conceitos em particular de Pierre Bordieu e J. Gimeno Sacristán, e o estudo de cursos portadores dessa condição, intrínsica à sua estrutura, apoiam o desenvolvimento do trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.titleProjeto: o Lugar Pedagógico de Vínculospt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record