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dc.contributor.authorMaciel, Carlos
dc.date.accessioned2021-08-04T22:53:47Z
dc.date.available2021-08-04T22:53:47Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/766
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa os conceitos geradores do sistema ambiental de edifícios educacionais da UFMG – Sistema Básico – projetado e construído entre 1969 e 1994, à luz das teorias que abordam crescimento, transformação e mutabilidade, desenvolvidas a partir dos anos 60 em um contexto de crítica ao funcionalismo modernista. Constituem o embasamento teórico para análise os estudos relacionados à aporia da função (Kapp), a crítica ao funcionalismo (Blake), e as teorias de estrutura e interpretação (Hertzberger, Habraken). Na elaboração dos projetos do Sistema Básico, há clara diferenciação entre elementos que configuram a estrutura e que viabilizam a distribuição das infraestruturas, relacionados ao módulo estrutural, e os elementos que conformam esta infraestrutura a usos específicos. Sua concepção pressupõe crescimento, transformação no tempo, inclusão de atributos urbanos no desenho dos edifícios através da aplicação dos conceitos de meta-programa e meta-projeto e da aplicação de sistema construtivo racionalizado baseado em redes modulares.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectCrescimentopt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.titleProjetando Infraestruturas Processo e Projeto do Sistema Básico da Ufmgpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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