Show simple item record

dc.contributor.authorIneichen, Julien
dc.date.accessioned2021-08-04T22:48:50Z
dc.date.available2021-08-04T22:48:50Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/757
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta reflexões sobre a prática do Workshop de Projeto de Arquitetura e Urbanismo e a suas potencialidades e limites no âmbito do ensino acadêmico. Partindo de um estudo de caso, o IV Workshop Internacional de Desenho Urbano do Recife, iremos situar este dispositivo pedagógico em relação ao Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, e seu surgimento na evolução do ensino destas disciplinas. Em seguida, mostraremos porque a atividade do Workshop, que cada vez mais tem interessado universidades no mundo inteiro, oferece um contexto singular para o desenvolvimento de uma reflexão original sobre a questão da concepção arquitetônica e urbana, e investigaremos de que maneira esse tipo de processo pedagógico, através da natureza de seus atores, de suas temporalidades e de seus objetivos, oferece um objeto de estudo onde se cruzam questões relacionadas tanto ao ensino, quanto à pesquisa e ao mundo profissional.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectWorkshoppt_BR
dc.subjectInstrumento Pedagógicopt_BR
dc.subjectEmbasamento Teóricopt_BR
dc.titleO Workshop de Projeto de Arquitetura e Urbanismo como Instrumento Pedagógico - em Busca de Um Embasamento Teórico e Metodológico de Uma Prática Difundidapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record