dc.description.abstract | Este trabalho pretende explorar as possibilidades de entendimento do projeto de arquitetura como construção sociotécnica e que envolve uma rede ou coletivo que se articula e se configura em torno de um conjunto heterogêneo de atores humanos e não-humanos; pretende explorar a aproximação entre a Reflexão-na-Ação proposta por Donald Schön (2000) e os pressupostos da Teoria Ator-rede e da Análise das Controvérsias de Bruno Latour (2005) como uma possibilidade de melhorar o entendimento do processo de projeto de arquitetura e do seu ensino. De um lado, a reflexão-na-ação contribui para compreender o processo de produção do conhecimento durante o processo de projeto; de outro lado, a noção de ambiente construído como uma rede ou coletivo heterogêneo configurado pela associação de atores humanos e não-humanos, que se entrelaçam em uma trama ou tecido alinhada em torno de um fio condutor comum contribui para transformar o entendimento do projeto como um processo instável e dinâmico. Abre-se, aqui, uma possibilidade de transformar e requalificar o processo de projeto de arquitetura, de seu ensino e, também, o próprio significado da atividade e da finalidade do projeto de arquitetura. | pt_BR |