Show simple item record

dc.contributor.authorMachado, Andrea
dc.date.accessioned2021-08-04T22:42:37Z
dc.date.available2021-08-04T22:42:37Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/746
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo pretende discutir alguns procedimentos didáticos envolvendo croquis e maquetes desenvolvidos na disciplina “Projeto Arquitetônico 2-C” da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, à luz da convicção de que “projetar se aprende projetando”, a partir de um corpo de conhecimentos pertencente à tradição disciplinar arquitetônica: teorias e métodos que tornam a interpretação de precedentes operativa no momento do projeto. Na era da informática, o desenho a mão livre e a maquete de papel correm o risco de desaparecer das faculdades de arquitetura. Entretanto, acredita-se que estes artefatos cumprem um papel fundamental durante o processo de projeto e seguem sendo métodos eficientes no âmbito do ensino, no qual os procedimentos que asseguram os melhores resultados são: a clareza do problema proposto, a sua resolução através de atividades manuais – como as maquetes-croquis --, complementares à produção digital e a crítica coletiva, onde os trabalhos são apresentados e comentados pelo professor.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMaquetept_BR
dc.titleO Papel da Maquete no Ensino de Projeto: a Maquete como Croquispt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record