Show simple item record

dc.contributor.authorBerredo, Hilton
dc.contributor.authorLassance, Guilherme
dc.date.accessioned2021-08-04T22:38:41Z
dc.date.available2021-08-04T22:38:41Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/739
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo descreve e analisa uma experiência pedagógica no campo formal com turmas de primeiro projeto da PUC-Rio, em 2009, na qual, à guisa de introdução ao projeto residencial elaborou-se e aplicou-se uma variação do conhecido exercício da grade de nove quadrados (9SG), formulado por John Hejduk nos anos 1950. Tal variação aqui descrita tem como pressupostos as idéias de que enunciados de exercícios em geral encerram um princípio de regra, donde tiram sua utilidade pedagógica; que encerram um princípio hermenêutico e demandam interpretação; o que implica que, no caso do exercício de projeto, os enunciados não devem restringir-se a um quadro de áreas a solucionar; e de que se deve tentar superar a fragmentação entre ensino da forma e a disciplina de projeto. Diferentemente de especificar uma determinada linguagem formal a seguir, estabeleceu-se no enunciado uma demanda formal excludente, tipificando uma qualidade indesejada na solução arquitetônica: o aluno deveria se apropriar em seu projeto de uma estrutura existente do tipo 9SG, mas de modo a que o resultado não fosse uma caixa. A hipótese é que tal restrição regraria a procura de um resultado formal, sem restringir o campo das possíveis interpretações do enunciado a serem expressas na forma arquitetônica. Diante da variedade de estratégias adotadas nas soluções formais dos alunos, o artigo sugere que a exploração formal, conduzida na experiência sem prejuízo da atenção às demais condicionantes do projeto, que a compreensão do enunciado em sua dupla característica de regra e demanda hermenêutica pode ser instrumental no ensino da forma na disciplina de projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectEnunciado de Exercíciopt_BR
dc.subjectForma Arquitetônicapt_BR
dc.titleO Enunciado como Regra e Demanda Hermenêutica Uma Experiência Pedagógica Baseada no 9sgpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record