dc.description.abstract | Esse trabalho localiza-se no inventário das pesquisas que procuram contribuir para a qualidade do ensino de projeto de arquitetura no contexto da formação do arquiteto brasileiro, numa condição de aceitação da sua “ensinabilidade” mesmo reconhecendo o caráter singular e aberto que deve ter esse saber pedagógico. Trata-se de uma reflexão teórica acerca do pressuposto de que o ensino de projeto no contexto brasileiro apresenta problemas de diversas naturezas, teórico-prática, quantitativa e qualitativa, entre eles, aqueles problemas relacionados ao „ensinar‟ e ao „aprender a fazer‟ o projeto, numa abordagem centrada na metodologia de um ensino que seja capaz de contribuir com o crescimento, a transformação e a tomada de consciência do aluno, diante de todo o processo, em busca de sua autonomia projetual. Acredita-se que tais problemas estão relacionados à baixa qualidade e ao grau de inovação nas relações propostas para as questões projetuais no âmbito acadêmico, frente aos novos desafios da vida contemporânea. | pt_BR |