dc.description.abstract | A partir da experiência em disciplina de Ateliê de Projeto este trabalho se insere na perspectiva de visualizar o desenho na arquitetura, enquanto projeto, a partir de sua dimensão estética, considerando a hipótese que as escolas de Arquitetura e a própria atividade profissional se distanciou do fazer artístico. A abordagem recai sobre o reconhecimento do desenho como desígnio, aquele que engendra a dimensão estética, cujo entendimento vem se afastando cada vez mais da praxis dos acadêmicos de Arquitetura e dos profissionais, seja pela imperiosa adoção de recursos computacionais, utilizados praticamente como fins e não como meios, seja pelo não entendimento desse sentido no contexto das Diretrizes Curriculares do MEC. Nesses termos, o desenho antecipa um significado além da representação do objeto a ser construído, graças aos atributos plásticos que lhe conferem um valor artístico e que podem ser qualificados esteticamente. Resgatar o entendimento do desenho como desígnio constitui um caminho que identifica a praxis profissional na Arquitetura como praxis artística. | pt_BR |