dc.description.abstract | Entendendo que a criatividade permeia todas as ações humanas e precisa ser continua e variadamente estimulada, este artigo apresenta uma atividade acadêmica relacionada ao ensino de projeto no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do rio Grande do Norte (Natal-RN, Brasil). Nesse exercício, os estudantes são estimulados a trabalhar múltiplas inteligências para a definição do partido arquitetônico. Para tanto, ao iniciar a atividade projetual eles precisam aliar dois tipos de inteligência: a espacial/propositiva e a lingüística/descritiva. Eles são solicitados a escrever um texto que apresente detalhadamente o projeto pretendido, a ser graficamente desenvolvido com base nesse discurso. Mesmo que parte do alunado não pretenda continuar a adotar tal procedimento, para muitos estudantes a proposta mostra-se enriquecedora, facilitando o enfrentamento do papel em branco e a definição de conceito e partido. O maior mérito da experiência é dar oportunidade para os participantes vivenciarem outros modos de expressar suas idéias sobre o objeto a edificar, desenvolvendo outras linguagens úteis à projetação. | pt_BR |