Show simple item record

dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-04T22:36:01Z
dc.date.available2021-08-04T22:36:01Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/734
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEntendendo que a criatividade permeia todas as ações humanas e precisa ser continua e variadamente estimulada, este artigo apresenta uma atividade acadêmica relacionada ao ensino de projeto no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do rio Grande do Norte (Natal-RN, Brasil). Nesse exercício, os estudantes são estimulados a trabalhar múltiplas inteligências para a definição do partido arquitetônico. Para tanto, ao iniciar a atividade projetual eles precisam aliar dois tipos de inteligência: a espacial/propositiva e a lingüística/descritiva. Eles são solicitados a escrever um texto que apresente detalhadamente o projeto pretendido, a ser graficamente desenvolvido com base nesse discurso. Mesmo que parte do alunado não pretenda continuar a adotar tal procedimento, para muitos estudantes a proposta mostra-se enriquecedora, facilitando o enfrentamento do papel em branco e a definição de conceito e partido. O maior mérito da experiência é dar oportunidade para os participantes vivenciarem outros modos de expressar suas idéias sobre o objeto a edificar, desenvolvendo outras linguagens úteis à projetação.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.titleMúltiplas Inteligências e Estimulação da Criatividade: Uma Experiência do Uso da Narrativa para Fomentar o Projeto Arquitetônicopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record