Involuímos? Ensino de Projeto nas Escolas Brasileiras de Arquitetura
dc.contributor.author | Leite, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T22:33:49Z | |
dc.date.available | 2021-08-04T22:33:49Z | |
dc.date.issued | 2011-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/730 | |
dc.description | Artigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de projeto de arquitetura no Brasil não vai bem. Num pais que soube inserir-se entre as principais potências da arquitetura mundial com obras de excelência e com a construção de uma escola nacional, é surpreendente o panorama do ensino atual. A argumentação baseia-se em seis pontos críticos: massificação das escolas, burocratização no ensino de arquitetura, homogeneização das escolas e suas posturas, falta de espaço para a experimentação e investigação no ensino de projeto, falta de rigor e falta de inovação. As boas exceções são discutidas ao final do trabalho, assim como algumas possibilidades de reversão do quadro. O trabalho é ilustrado por dois projetos de TFG. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | NPGAU/UFMG | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.title | Involuímos? Ensino de Projeto nas Escolas Brasileiras de Arquitetura | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |