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dc.contributor.authorDuarte, Rui
dc.contributor.authorTrigueiros, Conceição
dc.date.accessioned2021-08-04T22:23:05Z
dc.date.available2021-08-04T22:23:05Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/711
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractAo se criar uma dissociação entre teóricos académicos e arquitetos profissionais no ensino de projeto, cria-se uma ruptura sobre a didática da própria arquitetura. Quer seja ao nível teórico ou prático, a vertente técnica do projeto também traduz uma idéia, tem de se reportar a um modelo, a um ponto de vista, colocar as questões com pertinência, inovação e oportunidade, criar valor acrescentado. A filosofia, as metáforas que suportam a narrativa, devem traduzir uma estrutura que articule a idéia com a sua resolução física em diversas etapas, referidas ao método de criação arquitetônica. O ato de projetar deve ser culturalmente fundamentado, tecnicamente resolvido, artisticamente aprofundado. A dimensão intelectual é determinante, mas também é essencial a vertente fenomenológica que o articula com o lugar, os ambientes e os detalhes, bem como os aspectos simbólicos que inscrevem a memória coletiva, a territorialidade, os lugares de pertença símbolo de cultura, civismo e identidade.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectConceptualizaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.titleEtapas, Referências e Métodos de Criação Arquitetônicapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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