dc.description.abstract | A capacitação de futuros arquitetos para o projeto da habitação de interesse social é essencial para a transformação da paisagem construída pelas instituições nas periferias urbanas. Paisagem insípida e repetitiva, com projetos de habitação anônimos e unanimemente criticados pela falta de criatividade, que não estimula sequer a identificação do usuário com sua própria moradia. Quinze propostas de projeto urbano-arquitetônico para reassentamento da população ocupante do Canal Santana foram produzidas pelos alunos graduandos de PA03, turma 2010.1, do DAU/UFPE. Apresentam-se aqui considerações sobre o ensino do projeto arquitetônico e relata-se uma experiência vivida na disciplina prática de Projeto Arquitetônico, no terceiro semestre do curso de graduação. A aprendizagem foi baseada na dissecação de obras arquitetônicas seminais e na compreensão da linha de pensamento arquitetônico concernente. A experiência comprova que o intercâmbio de conhecimento entre os componentes do grupo em treinamento, além de preservar a individualidade, eleva também a qualidade dos projetos. | pt_BR |