dc.description.abstract | A partir da investigação realizada no curso de doutorado da FAUUSP abordando o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido em seis cursos de arquitetura e urbanismo das cidades de São Paulo e Belo Horizonte, pretende-se evidenciar e analisar dimensões didático-pedagógicas envolvidas nos processos do TFG, na imbricação de finalidades, conteúdos, processos avaliativos, metodologias de ensino e metodologias de projeto. Nas temáticas, conteúdos e critérios de qualidade considerados buscam-se referenciais que perpassam e sustentam as ações projetuais, valores e princípios, tanto os do campo arquitetônico quanto aqueles do campo educacional, que circulam e fundamentam o ensino no contexto atual. Pretende-se também evidenciar e discutir as experiências de TFG como meio da construção do conhecimento arquitetônico e locus do enfrentamento de questões atuais da arquitetura e urbanismo, ora como espaço de produção/reprodução de métodos e valores estabelecidos, ora avançando, construindo novas possibilidades de ação, induzindo novas posturas profissionais do arquiteto/urbanista. | pt_BR |