Show simple item record

dc.contributor.authorMahfuz, Edson
dc.date.accessioned2021-08-04T22:06:06Z
dc.date.available2021-08-04T22:06:06Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/680
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractA baixa qualidade da arquitetura atual se caracteriza pelo escasso entendimento da boa relação edifício/entorno, pelo excesso formal, pela predileção pela aparência às custas da substância, pela ineficiência energética e pela perversão do papel cultural da arquitetura, inúmeras vezes tornada meio de expressão individual e de impacto midiático. Este trabalho pretende argumentar que a origem desses problemas está em uma série de atitudes perante a arquitetura presentes no ensino ao longo do século vinte: determinismo funcionalista, formalismo abstrato, criatividade como ineditismo, conceitualismo e determinismo digital. Por outro lado, o texto apresentará um modo de conduzir o ensino de projeto baseado em três aspectos fundamentais: o envolvimento direto com a arquitetura como único modo de aprender a projetar, o entendimento da noção de forma como sistema de relações e a busca de identidade formal como um dos principais objetivos do projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subject(Re)construção Gráficapt_BR
dc.subjectForma como Relaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade Formalpt_BR
dc.titleBanalidade ou Correção - Dois Modos de Ensinar Arquitetura e Suas Consequências.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record