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dc.contributor.authorIsidoro, Inês
dc.date.accessioned2021-08-04T21:59:53Z
dc.date.available2021-08-04T21:59:53Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/669
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa a metodologia do ensino de projeto de arquitetura do grupo “Die Baupiloten”, de Berlim, composto por estudantes e arquitetos que elaboram e realizam projetos de reformas de ambientes escolares. O projeto é participativo, integrando também os usuários dos espaços. A inovação da proposta de aprendizado possibilita uma visão aproximada da realidade, através da experiência prática do envolvimento e realização do projeto. Assim se inicia uma reflexão comparativa entre este método e o ensino de projeto de arquitetura da FAU/UFRJ, baseado numa construção dialética do saber. Partindo de leituras de Boutinet e a antropologia do projeto, Corazza e a educação dialética, Paulo Freire e o aprender fazendo, e complementando estas discussões teóricas com as informações recolhidas com ex-alunos do grupo Die Baupiloten, antes de propor impor uma estrutura nova, este trabalho questiona até que ponto esse projeto diferente modificou a forma de aprender e de ver arquitetura de quem nele participou.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectEducação Dialéticapt_BR
dc.subjectDie Baupilotenpt_BR
dc.subjectEnsino de Projeto Arquitetônicopt_BR
dc.titleAprendendo Com os Baupiloten e Pensando o Ensino de Projeto da Fau/urfjpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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