Show simple item record

dc.contributor.authorAlberto, Klaus
dc.contributor.authorSinder, Marcela
dc.date.accessioned2021-08-04T21:50:27Z
dc.date.available2021-08-04T21:50:27Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/654
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractA noção de flexibilidade é tema recorrente nas bibliografias e manuais a respeito do espaço escolar, mas uma leitura detida sobre estas referências aponta uma grande variedade de entendimentos sobre este conceito. Nestes textos a palavra flexibilidade ora se refere à estruturação e disposição do espaço físico, ora aborda a necessidade de mobiliários e suportes adequados para a função educacional, ora abarca aspectos construtivos como modulação e padronização, o que demonstra a amplitude de significados e possibilidades que o tema pode suscitar para o campo do projeto. Este artigo, baseado em uma revisão bibliográfica tanto de textos acadêmicos quanto de textos produzidos por arquitetos envolvidos na construção de espaços escolares, contribui na sistematização de diversos sentidos da noção de flexibilidade. Longe de esgotar a questão, o texto se configura como o início de uma pesquisa que pretende contribuir nas investigações do campo do projeto de espaços escolares.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectArquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectFlexibilidadept_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.titleA Flexibilidade no Espaço Escolar: Variações Sobre a Compreensão do Tema e da Prática Projetualpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record