dc.description.abstract | O trabalho apresenta as estratégias didático-metodológicas utilizadas para o desenvolvimento do processo projetual do aluno recém ingresso no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, mais especificamente na disciplina de Introdução ao Projeto Arquitetônico I. O desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem apresenta-se, nesta disciplina, sob a forma de aulas intuitivo-experimentais e teórico-interativas através de exercícios de levantamento, análise, crítica e simulação de organizações espaciais. As estratégias didático-pedagógicas visam construir um repertório para projeto, sensibilizando os estudantes para a observação de diversos aspectos definidores da forma arquitetônica e do tecido urbano, apresentando a visão social e a capacidade transformadora do arquiteto através de um exercício de intervenção espacial em um espaço público degradado. O objetivo central da disciplina é desenvolver o processo projetual através da combinação de exercícios com complexidade crescente aliados a uma base teórica aplicada a levantamentos, análises e intervenções espaciais em situações reais. | pt_BR |