Show simple item record

dc.contributor.authorOrtega, Artur
dc.contributor.authorBerriel, Andrea
dc.contributor.authorVidigal, Emerson
dc.date.accessioned2021-08-04T21:47:29Z
dc.date.available2021-08-04T21:47:29Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/649
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractA formação do arquiteto ocorre em diversos âmbitos, porém, por tradição, ela fundamenta-se no contexto disciplinar do ateliê de projeto. Através da realização de projetos para situações hipotéticas, previamente determinadas pelos professores, o estudante aprende, através de um processo de reflexão-na-ação, a fazer projetos de arquitetura. Mas, como abordar a questão do primeiro projeto? Para tanto, este artigo centra-se na perspectiva da formação do arquiteto no ateliê de projeto I, no caso, denominado como Arquitetura I - e, apresenta reflexões sobre uma atividade: a caixa de luz, desenvolvida como auxílio a um exercício em que os estudantes devem, com um programa mínimo, resolver o projeto de uma capela católica. A caixa de luz constitui simultaneamente ferramenta para apreensão da escala do edifício; para que o estudante explore as múltiplas possibilidades da utilização da luz natural como matéria e, finalmente, reflita sobre o seu processo de projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectMatériapt_BR
dc.titleA Caixa de Luz - Uma Abordagem Metodológica de como Projetar o Espaçopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record