Representações de arquitetura em concursos
Abstract
Nos concursos de arquitetura à representação do projeto cabe defender à proposta de uma equipe, devendo ser inteligível tanto para um júri especializado, suscetível a uma linguagem mais abstrata, quanto para um público leigo, mais facilmente seduzível por representações mais figurativas. Conforme Durand (2003), os modos de representar se relacionam com a concepção, divulgação e a execução bem como com o seu público alvo, e para Tostrup (1999), peças gráficas como plantas, elevações, e perspectivas, além das representações textuais são peças retóricas que têm um potencial, cada uma, de comunicar valores distintos do projeto. À luz desses autores, este artigo discute a coerência entre as representações gráficas e textuais utilizadas por três escritórios de arquitetura – Corradini, Dalpian, Eduardo Lúcio – por ocasião do concurso para o Teatro de Natal, em 2005. Para isso, cotejou-se o memorial descritivo e peças gráficas dos projetos desses concorrentes para identificar a coerência entre essas representações. O artigo discute as possíveis influências das estratégias de persuasão na avaliação e julgamento do projeto e pretende, quiçá, que tal discussão se torne matéria de interesse para professores e projetistas, ao incitar uma postura crítica em relação às estratégias de representação. ABSTRACT: In architectural competitions, representations are intended to defend the design, for such, it should be intelligible for a broad audience that assembly from an technical jury, which demands abstract an technical drawings, to a lay public who better understands, and is more easily persuaded, by figurative drawings. Durand (2003) distincts that the mode of represent a design is correlated to it’s conception, divulgation, and execution as much as to it’s audience and, for Tostrup (1999), the textual arguments and even each kind of drawings – as plans, vertical sections, façades and perspectives – are pieces of a rhetorical discourse in which, each one is more suitable to communicate specific values of a design. According to these authors, this paper discuss the coherence among graphical and textual representations adopted by three architecture teams – Corradini, Dalpian, Eduardo Lúcio – in the 2005’s competition for the Teatro de Natal. To demonstrate such, was performed a comparison between text and design used by these competitors, indicating it’s trends, similarities and disparities. It’s also discussed the influence of graphical and textual persuasion strategies in the evaluation and judgement of the design, understanding that such discussion is relevant for teachers and practitioners of the architectural design.