Show simple item record

dc.contributor.authorAraújo, Ana Paula
dc.contributor.authorLapa, Renata
dc.date.accessioned2021-08-04T01:50:34Z
dc.date.available2021-08-04T01:50:34Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/621
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho consiste no relato de uma experiência projetual desenvolvida sob a modalidade de concurso interno de projetos, no qual foi contemplada com a menção honrosa. A experiência foi utilizada para três fins: serviu como forma de avaliação dos conhecimentos adquiridos na disciplina Metodologias do Projeto, cursada durante o terceiro bimestre do ano letivo de 2008 no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – PROARQ/FAU como parte dos créditos para o doutoramento; colaborou para a pesquisa de doutorado do discente Arthur Campos Tavares Filho no que se refere à compreensão dos processos de concepção arquitetônica a partir da investigação das relações entre condicionantes e soluções projetuais; e, por fim, atendeu às necessidades de intervenção físico-espacial da cantina do quinto andar do edifício da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O projeto foi desenvolvido pela dupla de autoras, a partir de uma idéia imposta: vírus. Partindo do vírus como argumento de projeto, procedeu-se à pesquisa semântica do termo, identificando-se os vocábulos considerados pela dupla como aplicáveis à proposta de intervenção espacial arquitetônica em gênese. A apropriação dos conceitos foi perseguida durante o processo de projeto, tanto no desenvolvimento das soluções espaciais, como também na criação da apresentação gráfica da proposta. A experiência buscou, na assimilação do processo de projeto, reafirmar a importância do papel da metodologia de projeto enquanto atividade de estruturação de problemas. Sob uma perspectiva crítica, a situação imposta foi um vetor para a argumentação e defesa do projeto, explorando o argumento como a teoria do discurso e os vínculos que mantém com as soluções arquitetônicas adotadas.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.titleVírus como Argumento: Relato de Uma Experiencia Projetualpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record