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dc.contributor.authorRodrigues, Inês Lima
dc.date.accessioned2021-08-04T01:47:49Z
dc.date.available2021-08-04T01:47:49Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/616
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractA análise confronta Portugal, o Brasil e outros territórios de expressão portuguesa, perante a herança cultural arquitectónica portuguesa em torno dos princípios modernos da habitação colectiva entre 1940 e 1974. O fio condutor é justamente a cultura arquitectónica portuguesa. A partir do estado da questão da arquitectura em Portugal, entre a simbiose do Moderno e do Tradicional, a investigação se estende em primeiro plano ao caso do Brasil. Se procura definir a reciprocidade do processo e movimento de influências arquitectónicas na definição do habitar moderno. Da vasta área existente dos territórios ex-ultramarinos, o estudo incide sobre o caso fulcral de Angola e Moçambique, Macau e a cidade de Goa, onde os arquitectos portugueses foram os responsáveis directos da chegada da modernidade a lugares e contextos tão díspares. Realiza-se uma aproximação ao entendimento, como a colonização portuguesa se transforma num argumento em condições de apoiar a especificidade do moderno nos vários territórios em questão. Se pretende a identificação dos elementos de referência do sistema inerente à habitação moderna: desde a cidade à tipologia, de modo a contribuir à concepção arquitectónica através do projecto, superando o seu carácter estritamente teórico e centrando a atenção nos aspectos básicos da sua concepção assim como nos critérios essenciais do habitar urbano. Se tem como objectivo desenhar alguns dos guiões da habitação colectiva em países de história comum com o objectivo de registar as abundantes provas de uma inter-influência cultural e simultaneamente contribuir à divulgação da arquitectura moderna e à valorização do projecto como processo investigação arquitectural. Se procura a UNIDADE dentro da DIVERSIDADE, tentando definir a IDENTIDADE da habitação colectiva portuguesa de expressão portuguesa. Através do estudo da Forma, entendido como um conjunto de relações e significados, se pretende caracterizar a melhor arquitectura do século XX e simultaneamente registar o marco histórico e teórico da sociedade do século XXI.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectArquitetura Modernapt_BR
dc.subjectHabitação Coletivapt_BR
dc.subjectPaíses de Expressão Portuguesapt_BR
dc.titleQuando a Habitação Colectiva era Moderna desde Portugal A Outros Territórios de Expressão Portuguesa. 1940-1974pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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